sábado, 13 de maio de 2017

FESTIVAL DO MINUTO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA VILA TRIOLÉ

24, 26 e 27 de maio 

FESTIVAL DO MINUTO


FESTIVAL DO MINUTO REALIZA A REDE DE EXIBIÇÃO 2017

Mais de 250 pontos de cultura do país exibem mostras do Festival.
Todos os anos, o Festival do Minuto realiza a sua Rede de Exibição ao redor do Brasil. Centenas de pontos de cultura, incluindo cineclubes, escolas, museus e bibliotecas, exibem os conteúdos selecionados pela curadoria do festival, promovendo a difusão gratuita da produção audiovisual independente.

Para 2017, foram preparadas três mostras especiais, que trazem um pouco dos principais temas que o Festival impulsionou no ano passado, como o Mapas Sonoros da Cidade e o Fazer Cinema: 

Melhores Minutos de 2016 (livre, 52 min): seleção de vídeos que abrange diversos assuntos e técnicas. Vídeos filmados com celular, animações, vídeo arte, entre outros;

Mostra Universitária (livre, 24 min): vídeos produzidos por estudantes e professores;

Mostra Animação Infantojuvenil (livre, 20 min): animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre as técnicas utilizadas.

As mostras já estão confirmadas em mais de 250 espaços, entre os dias 22 e 28 de maio. Confira o mais próximo de você no site e nas mídias sociais do Minuto, a partir do início do mês. Lembrando que todas as exibições são gratuitas!

O que é o Festival do Minuto?

Criado no Brasil em 1991, inspirou a criação de festivais do minuto em mais de 50 países. Nestes anos recebemos mais de 50 mil vídeos minutos dos 4 cantos do planeta. A partir de 2007, o Festival tornou -se permanente e online, passando a realizar inúmeros concursos no decorrer do ano. Offline, o Festival é exibido em mais de 400 equipamentos culturais de mais de 100 cidades brasileiras, é a já tradicional rede de exibição do minuto, quando exibimos os melhores minutos do ano anterior.

Em nosso acervo, contamos com vídeos de diversos atuantes realizadores e artistas: Carlos Nader, Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Beto Brant, Tata Amaral, Kiko Goifman, Walter Carvalho, entre outros.

Serviço

Exibições: FESTIVAL DO MINUTO

24 e 26 de maio (quarta e sexta) - 20h

Melhores Minutos de 2016 (livre, 52 min)
Mostra Universitária (livre, 24 min)
Mostra Animação Infantojuvenil (livre, 20 min)

27 de maio (sábado) - 16h

Mostra Animação Infantojuvenil (livre, 20 min)

27 de maio (sábado) - 19h

Melhores Minutos de 2016 (livre, 52 min)
Mostra Universitária (livre, 24 min)
Mostra Animação Infantojuvenil (livre, 20 min)


* Gratis - Lugares limitados
Vila Triolé Cultural - Rua Etienne Lenoir, 155

---------------------------------------------------------------------------------
27 de maio

Espetáculo: 
Visitando Manoel de Barros: 
um passeio com a Nuvem Feliz
Cia Kiwi de Jaqueta



Desde pequena, toda nuvem sabe que algum dia ela vai ter que chorar... Mas no meio delas aparece uma nuvem feliz, que não parece nem um pouco a fim de chorar. Essa nuvem então passeia e observa traquinagens pela terra e, cada vez mais feliz, ela vai crescendo... e crescendo... e crescendo...

O espetáculo “Visitando Manoel de Barros: um passeio com a Nuvem Feliz” consiste em uma adaptação da obra “Nuvem Feliz”, de Alice Ruiz, com inserções de fragmentos de cinco histórias de Manoel de Barros, presentes nas obras “O fazedor de amanhecer”, “Exercícios de ser criança” (com as histórias "O menino que carregava água na peneira" e "A menina avoada”) e o primeiro capítulo do “Livro sobre nada” ("Arte de infantilizar formigas"). 


Serviço

Espetáculo: Visitando Manoel de Barros: um passeio com a Nuvem Feliz
Cia Kiwi de Jaqueta
dia 27 de maio 2017 - 17h

* ingresso no chapéu ao final do espetáculo
Vila Triolé Cultural - Rua Etienne Lenoir, 155


--------------------------------------------------------------------------------
28 de maio 

Espetáculo 
Lunavi 
Bruna Campagnolo



Está é a história de uma noite em que a Lua estava tão cheia que explodiu, espalhando estilhaços por todos os cantos da Terra. Acompanhada de sua amiga Chérie, uma incrível cadeira cheia de personalidade, Joana narra o dia em que foi surpreendida pelo misterioso e suspeito Lunavi.  Inspirada nos contos “A Distância da Lua” e “As Filhas da Lua” de Ítalo Calvino, a cena propõe um jogo que leva o espectador a desafiar sua perspectiva sobre objetos cotidianos em uma imprevisível jornada de uma lunática contadora de história.

Em um tempo em que a Terra e a Lua moravam tão próximas uma da outra era impossível não desejá-la a todo instante.

Joana e Chérie, que tinham como missão acender a noite e contar histórias,  vêem contar a quem se interessar a história de uma noite em que a Lua desceu à Terra em forma de estilhaços de explosão, e trouxe junto um ser vermelhusco, muito misterioso e suspeito que atendia por "Lunavi".


Quando o objeto se encontra com a história e a história faz dele seu parceiro de jogo, o contar se torna muito mais rico e surpreendente e neste caso não é diferente, você está pronto para embarcar nessa aventura lunática?

Serviço

Espetáculo: Lunavi
Bruna Campagnolo
dia 28 de maio 2017 - 17h

* ingresso no chapéu ao final do espetáculo
Vila Triolé Cultural - Rua Etienne Lenoir, 155
(mapa)

--------------------------------------------------------------------------------
03 de maio a 31 de julho 

Exposição 
DOXA 
Mow Armstrong


DOXA, palavra grega que dá origem a uma outra palavra muito recorrente na vida do homem: opinião.

Mas o que é a opinião?
Como ela se forma?
Como definir algo tão solúvel? 




Por meio da exposição DOXA, o artista londrinense Mow Armstrong, vem propor um diálogo sobre até que ponto as opiniões são comuns ao outro e ao que torna uma opinião relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário