quarta-feira, 20 de abril de 2016

André Mendes ministra oficina no projeto Areté: de Leste a Oeste




Olha que coisa mais linda o pessoal do Areté participando de oficina no Triolé!!!!

Nesta quarta (20), o artista André Mendes, de Curitiba, ministrou pela primeira vez em Londrina a oficina de pintura mural em cerâmica “UM”. A oficina foi voltada para os participantes do projeto Areté: de Leste a Oeste, que atende crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. O encontro gratuito aconteceu no dia 20 na Vila Triolé Cultural e 21 de abril na Vila Cultural Grafatório.





O objetivo da oficina “UM” é a elaboração de um mural em cerâmica, onde os participantes utilizarão decalques para compor pequenas imagens individuais. Quando unidas as peças, o todo ressignifica as formas, com a possibilidade de novas composições, conduzindo à elaboração de um grande painel coletivo. Após a criação deste painel, os azulejos passarão por um processo de queima e posteriormente será instalado em local a ser definido pelo coletivo do projeto.

Sua pesquisa e produção plástica transita pela pintura em um plano escultórico e arquitetônico, perpassando a materialidade da cor em um comportamento fluído. O acaso se manifesta em seu trabalho e transborda também para outras superfícies do mundo ao redor, se inserindo em muros, painéis e em objetos pictóricos.

A ideia desses encontros, abertos à toda comunidade londrinense, têm como objetivo o intercâmbio cultural entre diferentes regiões do país e da cidade, perpassando por rompimentos de barreiras, onde as noções de margem e centro podem diluir-se. A participação de André Mendes no projeto, atua para a descentralização da arte na cidade, levando ao deslocamento de áreas centrais para as regiões periféricas. Este contato contribuirá tanto nas investigações artísticas que serão realizadas, quanto para estimular o sistema de troca comunitário dentro da cidade de Londrina.






O projeto Areté: de Leste a Oeste conta com o patrocínio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

Os interessados em participar da oficina permanente do ARETÈ pode ligar para a Vila Triolé :

(43) 3024-3330


segunda-feira, 18 de abril de 2016

Exposição de Dovinho Feitosa no Triolé




Dovinho Feitosa, ilustrador, designer gráfico e artista plástico, apresenta alguns trabalhos criados para o Londrina Jazz Festival de 2006, ano que infelizmente, não aconteceu o Festival.

Foram feitos mais de vinte trabalhos entre mosaicos, desenhos em nanquim, esculturas de arame, pinturas e técnica mista com arame e nanquim. Durante o processo, o artista teve contato pela primeira vez com o arame, material sendo utilizado em vários trabalhos atualmente.






serviço:
Exposição de Dovinho Feitosa
segunda a sexta - 9h as 12h / 14h as 18h
Vila Triolé Cultural

Inscrições abertas: Oficina de dança de Rua







A RUA DANÇA A CIDADE

HIP-HOP CONSCIENTE.


Agora você pode aprender dança de rua na Vila Triolé Cultural. 

O Professor Édio, abre o curso de Street Dance, para todas as pessoas acima de 8 anos de idade. O curso é gratuito e patrocinado pelo PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura - Secretaria de Cultura de Londrina.

Confira o conteúdo do curso: 

Trabalhar a história da Dança de Rua no Brasil começando principalmente pela a Dança Soul Funk que deu origem a todos estilos da mesmas.

· Trabalhar os estilos:Social Dance Popping,Locking e B.Boy/HIP-HOP DANCE.
· Trabalhar a expressão corporal e postura de palco dos participantes.
· Trabalhar o ritmo e as colocações dos passos dentro da batida do Soul Funk Music.

Finalização: coreografias montadas a partir da visão de mundo dos alunos.  




Serviço:

Aulas de Dança de Rua - Prof. Édio

sexta - das 9h30 às 11h30
Mensalidade: Gratis - Vagas limitadas

Vila Triolé Cultural
R. Etienne Lenoir, 155 - Vila Industrial - Londrina - PR
(43) 3024-3330 - segunda a sexta- 9h às 12h / 14h às 17h30

Projeto Areté - Oficinas Artísticas Gratuitas




O projeto Areté: de Leste a Oeste, oferece oficinas artísticas gratuitas para dois cantos da cidade de Londrina ao mesmo tempo. 

Aqui na Região Oeste, teremos 19 encontros a partir do dia 23 de março, na Vila Triolé Cultural. 

Os encontros serão às quartas-feiras das 8:30 às 11:30 horas, e, as oficinas ofertadas terão como base: o desenho, a pintura mural, a fotografia, entre outros assuntos. Serão criadas coletivamente, intervenções utilizando os espaços urbanos da região, ressignificando e valorizando as praças, ruas, muros e toda área que os participantes do projeto moram, estudam e habitam.

São 25 vagas para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos. Lembrando que o projeto é totalmente gratuito, já que contamos com o patrocínio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). Pedimos para as crianças levarem lanches para um pequeno intervalo.

Areté em Tupi-Guarani é um dia festivo; a mesma palavra na Grécia antiga era sinônimo de coragem e força para enfrentar as adversidades. Na Paideia (sistema de educação e formação educacional das culturas grega e greco-romana), areté também surgiu como conceito de educação integral para a formação de indivíduos capazes de desempenhar qualquer função na sociedade.

Em virtude disso, nomeamos o projeto com intuito de resgatar a essência desta palavra, que por estar munida de significados permite com que ações sejam moldadas na medida em que a convivência entre as comunidades e os participantes se estreitem.

Inscrições:
Triolé / 3024-3330  

Alissar Ayoub (coordenadora do projeto) / 9673-9882


Serviço:

Projeto Areté - Oficinas Artísticas Gratuitas

Quarta - 8h30 às 11h30 (9 a 15 anos)
início: 23 de março
Mensalidade: Gratis - Vagas limitadas a 25 alunos

Vila Triolé Cultural
R. Etienne Lenoir, 155 - Vila Industrial - Londrina - PR
(43) 3024-3330 - segunda a sexta- 9h às 17h30

oficina gratuita

Histórias da Mitologia Afro-Brasileira
oficina gratuita



Vivências que abordarão algumas narrativas da Mitologia Afro Brasileira juntamente com oficina de dança e de elaboração dos adornos pertencentes as suas indumentárias para que o público interessado conheça um pouco mais sobre a História e Cultura do seu povo.

Público: 
professores das rede pública e privada, estudantes da área de humanas e interessados

Limite de vagas: 15

Duração: 16 encontros a partir de maio

Aos sábados das 09:00 as 13:00

Inscrições: Vila Triolé Cultural (43) 3024-3330