sexta-feira, 24 de junho de 2016

Espetáculo “O fio que faltava” de Cascavel, na Vila Triolé Cultural, em Londrina.


Sobre o “O fio que faltava”  

O espetáculo é construído a partir de jogos e improvisações que utilizam um fio de barbante                                como suporte para a criação, o qual se torna o agente principal da cena. A proposta cênica dispensa o uso do texto e traz a intenção primeira do teatro: a relação entre seres que se reconhecem, e que, por meio da manipulação do fio, se consolida. Portanto, a criação da dramaturgia do espetáculo está baseada nas ações dos atores e na composição sonora. Neste percurso artístico, constata-se a construção de uma peça que ultrapassa os limites culturais de idioma e idade.   




Sinopse 

Os três embarcam na descoberta dos sentidos, caminham por lugares bem próximos ou muito distantes, onde o vislumbramento do olhar, a organicidade do olfato, a espontaneidade da audição e a sensibilidade do tato tornam-se movimentos abstratos na realidade imagética da cena. A interação dos seres traz possibilidades de comunicação no contexto particular e plural, algo que está por vir, por ser rompido. As linhas, as formas e os sons figuram as possibilidades de lidar com a inter-relação: a existência de dimensões e as possibilidades de múltiplos olhares, outras formas de coexistência. Assim, se torna não somente uma forma de contato com outro, mas também consigo mesmo. O que significa ver o outro? O que significa ser visto pelo outro? O fio dos nossos desejos... o canal que nos une e que ao mesmo tempo nos mantêm distantes. O caminho entre mim e o outro é visível? Como posso adentrar nas suas possibilidades? Trago-as e as deixo fluir. Tudo está conectado por fios invisíveis.





Grupo L.A.R. (Cascavel)

No gesto simples de juntar as iniciais dos nomes dos integrantes, e decorrente dos encontros cotidianos de ensaios em casa, nasce o nome do grupo.  Lysiane, Anderson e Raphael desenvolvem esta pratica com base em exercícios e treinamentos específicos desde 2011, utilizando seus lares como espaço de trabalho artístico. As nossas casas, transformadas em lares significam o ser interior, seus cômodos simbolizam os diversos estados da alma. A casa é também um símbolo feminino, com o sentido de refugio, de mãe e de proteção.

Sobre os integrantes do grupo

Lysiane Baldo é atriz, formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma instituição. Iniciou sua carreira artística em 1997 na cidade de Cascavel – Pr e participou de inúmeros grupos e projetos de arte.  Atualmente, também ocupa o cargo de Analista no Sesc Cascavel onde é responsável pela gestão de projetos artístico-culturais e ministra aulas de dança e teatro na faculdade Univel (União Educacional de Cascavel). Uma das fundadoras do grupo LAR, onde desenvolve varias funções. 

Anderson Paisca é ator, formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Arte Educação. Iniciou sua carreira artística em 1998 na cidade de Cascavel – Pr e participou de inúmeros grupos e projetos de arte.  Atualmente é pesquisador em diferentes grupos de arte e empresário no segmento artístico cultural. Também ministra aulas de teatro na faculdade Univel (União Educacional de Cascavel). Um dos fundadores do grupo LAR, onde desenvolve varias funções.

Raphael Fernandes é músico autodidata, mantendo suas pesquisas voltadas ao estudo do Violão. Através do contato constante apreendeu a utilização do instrumento de forma empírica, participando de cursos livres e oficinas da área. É licenciado em geografia pela Universidade Estadual de Londrina, e atua como docente na rede estadual. Também é um dos fundadores do grupo LAR, onde realiza diversas funções.  



Sobre o Triolé
A Vila Triolé Cultural é um espaço cultural, localizado na Vila Industrial de Londrina, é patrocinado pelo Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Cultura de Londrina desde 2012,  sua principal finalidade é aproximar a população do entorno a ações culturais realizadas naquele local. 

TRIOLÉ é formado desde 2010 pelos palhaços e Gestores Culturais Ale Simioni e Gerson Bernardes. Hoje possui espetáculos em repertório e compartilham a criação e gestão de projetos culturais, e do espaço Vila Triolé Cultural.

Serviço:

Espetáculo: O FIO QUE FALTAVA
Grupo: L.A.R. (Cascavel)

8 e 9 de julho (sexta e sábado) – 20h

Vila Triolé Cultural – Rua Etienne Lenoir, 155 – Londrina – PR (mapa)
(43) 3024-3330 – contato@triolecultural.art.br (com Gabriella)


Ingressos limitados: R$ 24,00 / R$ 12,00 (meia)
Garanta seu ingresso antecipado pelo Sympla:

Para comprar ingresso para sexta-feira 8 de julho: 

Para comprar ingresso para sábado 9 de julho:


Nenhum comentário:

Postar um comentário