quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Primeiro Dia da Eternidade



Nascida do projeto “Huis Clos” patrocinado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura no edital de projetos independentes de 2013, a peça “O Primeiro Dia da Eternidade” que estreia na próxima sexta (30/05) e segue temporada na Vila Triolé Cultural, tem livre inspiração na obra do escritor francês Jean Paul Sartre.







A equipe de montagem é formada por profissionais já conhecidos do teatro londrinense, como Alexandre Simioni que assina a direção e Altair – Borracha, responsável pela iluminação, além de ser a estreia do figurinista e cenógrafo Alex Lima como idealizador e produtor.



“O inferno, são os outros – foi com essa frase de Sartre, que iniciamos as conversas para a produção do projeto Huis Clos. Achamos que o Alex Lima estava febril, quando convidou um grupo de palhaços para dirigir e atuar numa proposta tão densa.” Diz Alexandre Simioni. “Não somos pesquisadores ou grande conhecedores de Sartre, mas gostamos de desafios, e esse foi um dos motivos para entrarmos de cabeça nesse projeto. Desde a ideia, criação do projeto, aprovação, cortes, baixas, adaptações e dificuldades, nós tivemos também muitas conversas, muito aprendizado, muito companheirismo e muita dedicação. Ao Luan, que foi o primeiro a sentir de perto esse “inferno” proposto, agradecemos pelo excelente texto. E a todos que estão ou estiveram envolvidos no projeto, agradeço pela companhia e pelo caminho percorrido.”


 “Uma imensa vontade de buscar novos caminhos no teatro me provoca há tempos. Essas inquietações em sair de um lugar confortável, essas provocações que os desafios incitam, esse desbravamento de um universo novo, desconhecido, sombrio me interessam como artista. Porque trilhar novos rumos na produção teatral? 
Porque a vontade de criar e produzir são mais forte do que o medo. E trilhei esse novo desafio em minha carreira. Desafio, essa palavra que perfuma o projeto em todos os sentidos. Acredito no seguinte... O que não te desafia não te transforma” – Alex Lima.




O elenco é formado por Bárbara Blanco, Gerson Bernardes e Tiago Marques. 

Vale lembrar que estes dois atores, bem como Alexandre, são responsáveis pela Vila e pela Trupe Triolé Cultural. Também estão inseridos neste trabalho, Adalberto Pereira, ator do Núcleo Ás de Paus, como preparador de atores e o dramaturgo Luan Valero que assina o texto.

“Partimos da peça “Entre quatro paredes”, no entanto, ao longo de minha pesquisa, tive de reconhecer que estava sendo inspirado por outras obras de Sartre, numa concepção que já não podia ser vista como uma adaptação e sim como um trabalho autoral tendo a este conjunto de obras como intertexto.” – Luan Valero.



SINOPSE:

 "Esta noite, mais uma vez, não dormi e o dia amanheceu sem que eu quisesse acordar. Ainda hoje, morro."

 
Um homem acorda em meio à escuridão. Nasce. Guarda as primeiras impressões desta existência ainda sem essência. Existir lhe é inevitável. Enquanto toma consciência de seus limites, seu olhar se perde no infinito. A luz se abre, mas o homem não encontra a razão para o todo que se expande, lhe revelando além. Entende-se como sendo um escritor. “Escrever é o quê?” Pergunta-se. Ele é livre, sua liberdade pesa-lhe nas costas, todos a sua volta o cobram que mostre e demonstre “como” e “onde” ele goza esta liberdade. O teatro é a metáfora e o meio pelo qual esta vida acontece. A vida deste homem só pode ser contada a partir de sua morte e, como no teatro, ela se renova a cada apresentação.






SERVIÇO:


Espetáculo: O Primeiro Dia da Eternidade

Quando: 

Sexta 06/junho - 21h (uma sessão)

Sábado 07 e Domingo 08 de junho - 19h30 e 21h (duas sessões) 

Onde: Vila Triolé Cultural
Rua Etienne Lenoir, 155 – Vila Industrial
 (43) 3024-3330
* Ingresso GRATIS : A se retirar no local, com uma hora de antecedência.
Capacidade: 30 lugares.

Duração − 45 minutos
Classificação etária − 14 anos

* fotos: Rogério Ghomes
** Arte: Carlos Nacci

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Promoção TRAGA UM AMIGO PARA O TRIOLÉ

Em Junho, os alunos matriculados ou novos alunos dos cursos de TEATRO PARA CRIANÇAS, DANÇA DO VENTRE e CAPOEIRA podem ter descontos especiais: 

- Se você já é aluno: traga um amigo para um dos cursos do Triolé, se ele efetuar a matricula no mês de junho, você automaticamente está isento da mensalidade do mês seguinte (1 mensalidade);

- Se você for novo aluno: Efetue a matrícula. Se trouxer um amigo que também efetue a matricula dentro do mês de junho, você automaticamente está isento da mensalidade do mês seguinte (1 mensalidade);

* esta promoção é válida para o mês de junho/2014

Ligue e agende sua aula: (43) 3024-3330 - Raquel